Seja bem-vindo(a) ao blog da Pastoral da Crisma, espaço de comunicação e evangelização!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


 
A Campanha da Fraternidade (CF) de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Em Outubro de 2010, dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou o tema da Campanha, “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto” (Rm, 8,22).
“A Campanha da Fraternidade deste ano (2011) reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, disse dom Dimas.
Na ocasião, dom Dimas foi questionado se a escolha do lema “A criação geme como em dores de parto” foi feita em virtude das discussões acerca do aborto que ocorreram durante o período eleitoral, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, disse que não e explicou o processo de definição dos temas da Campanha da Fraternidade. “Essa escolha (do tema da CF 2011) não se fez agora, no contexto das discussões do momento atual. A escolha do tema de 2012, inclusive, já foi definida. Esse processo acontece com dois anos de antecedência”, disse. “O tema Fraternidade e vida no planeta inclui a questão do aborto, mas não se esgota nisso”, acrescentou.
A Campanha da Fraternidade 2011 terá início na Quarta-feira de Cinzas, 09 de março, e se estenderá por toda a Quaresma.

Síntese da CF 2011
Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)
Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Objetivo Geral: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário